A partir do ano que vem, a economia e o varejo poderão
voltar a crescer, segundo a consultoria Bain & Company. Em 2017, o PIB
deverá ter alta de 2%, contra queda de 4,1% deste ano. Em 2018, o aumento seria
de 1,8%. Já o comércio deve acompanhar de perto essa movimentação. A fim de
ajudar o varejo a se preparar para a retomada do crescimento, a Bain &
Company elaborou um estudo de macrotendências do comportamento do consumidor.
“Essas tendências têm em comum a demanda por alguns
imperativos estratégicos que, se adotados rapidamente, assumirão papel crucial
para o bom desempenho dos varejistas”, afirma Alfredo Pinto, sócio da
consultoria e responsável pela elaboração do estudo. Entre eles estão
necessidade de integração de plataformas físicas e digitais e adoção do
conceito de Value for Money – fornecimento de produtos e serviços com maior
valor agregado sem deixar de analisar custo e benefício.
Veja a seguir os principais destaques do levantamento:
1. Conectividade e velocidade: a possibilidade de acessar
as redes sociais de qualquer lugar tem impulsionado cada vez mais o
compartilhamento de experiências de compra. Um consumidor insatisfeito pode,
por exemplo, reclamar no Twitter ou no Facebook da longa fila sem ter ido
embora da loja. Situações como essa devem ser consideradas pelos varejistas
2. Relevância da experiência: mais do que adquirir um
produto de qualidade, os consumidores têm optado por empresas capazes de
fornecer experiências de compra diferenciadas. É a chamada cultura da
experiência, que se contrapõe à cultura da posse
3. Customização do atendimento: a ampliação dos canais de
atendimento traz a demanda por contatos personalizados. Exemplo disso é o uso
de programas de fidelidade que dão descontos específicos a partir dos produtos
mais consumidos por cada cliente. Ou ainda o envio por e-mail de seleção de
produtos que podem agradar os consumidores tendo como base a última compra
4. Saúde e bem-estar: ainda é crescente a procura por produtos
associados à saúde e bem-estar, assim como aqueles que proporcionam conforto. O
mercado de roupas sociais, por exemplo, vem perdendo espaço para o de modelos
casuais e esportivos
5. Consumo sustentável: como já ocorre em outros países,
aumenta o interesse no Brasil por produtos com embalagens recicláveis ou que
sejam produzidos a partir de material reciclado. Por conta disso, ao definir o
que vão comprar, os consumidores analisam cada vez mais o impacto
socioambiental das empresas e de seus produtos
Fonte: http://onegociodovarejo.com.br/5-tendencias-que-ajudarao-o-varejo-crescer