Isso parece óbvio, mas você ficaria surpreso com o número
de pessoas que cometem esse erro. Antes de passar para dicas mais avançadas,
vamos deixar isso claro: Os perfis do Facebook são destinados a pessoas,
enquanto as páginas do Facebook são destinadas às empresas.
2) Não seja negligente ao monitorar as publicações ou
comentários em sua página.
A gerente de compromisso com o cliente da JetBlue, Laurie
Meacham, me disse uma vez, "as pessoas são nosso negócio e estar na mídia
social é apenas uma extensão natural disso. Não é diferente das outras partes
de uma empresa aérea".
Não importa qual for seu setor, nada poderia ser mais
verdadeiro que isso. O objetivo do Facebook é interagir com seus clientes e
visar o público que já está por lá. (E considerando que o Facebook tem pouco
menos de dois bilhões de usuários ativos, é provável que eles estejam por lá).
Ignorar comentários e interações é como dizer aos seus
clientes. "não me importo com que você tem a dizer". Para evitar
isso, comece garantindo que as opções de publicação desejadas para sua linha do
tempo estão ativadas. Embora algumas empresas permitam que usuários publiquem e
deixe comentários em sua página sem revisão, outras preferem aprová-las
manualmente e outras não permitem publicações de forma alguma.
Embora a escolha dependa só de você, recomendamos tratar
sua página como uma via de duas mãos, em vez de um canal para transmitir apenas
suas opiniões.
3) Não ignore pontos negativos.
E se eles reclamarem? Você não pode impedir que as
pessoas digam algo sobre sua marca, sejam coisas boas ou ruins. O que você pode
fazer é responder com respeito e fornecer informações úteis. Responder não só
mostra às pessoas que você está preocupado com sua satisfação, como também que
você está envolvido. (Leia essa publicação para obter mais dicas para dispersar
a negatividade nas mídias sociais).
4) Não deixe as meta descrições como estão.
Ao colar um link em uma publicação do Facebook, os
metadados dessa publicação (uma imagem e uma curta descrição) são extraídos
imediatamente. Mas isso não significa que você deve apenas pressionar
"Publicar". Em vez disso, adicione alguma cópia de publicação
pertinente, como uma citação ou estatística do artigo que você está vinculando.
.
5) Não publique apenas fotos.
No passado, as imagens dominavam o feed de notícias. Mas
as coisas mudaram e as imagens agora têm o pior alcance orgânico de todos os
tipos de publicações. O vídeo é agora o melhor tipo de publicação para alcance
orgânico, graças à mais recente mudança de estratégia do Facebook em direção ao
vídeo. Nós, na HubSpot, descobrimos que o melhor tipo de publicação para
envolvimento são vídeos e publicações de link que contém uma imagem de
visualização grande (484 x 252).
Em vez de insistir em um ou dois tipos de conteúdo,
experimente um pouco mais. Publique links com uma cópia de uma palavra e outros
com cópias de vários parágrafos. Encontre o que funciona melhor para seu
público e lembre-se de que ele está sempre mudando, portanto teste
permanentemente.
6) Não crie publicações muito grandes.
Repetindo, testar o tamanho da publicação é a melhor
maneira de medir o que seu público gosta. O tamanho ideal das publicações na
linha do tempo do Facebook varia de uma empresa para outra. Para algumas,
publicações mais longas e informativas no Facebook têm melhor desempenho. Para
outras, como a BuzzFeed, as curtas funcionam perfeitamente.
Embora seja importante experimentar para ver o que gera
melhor resposta do seu público, temos algo a dizer: há alguma evidência
concreta de que publicações menores geram mais envolvimento. Jeff Bullas
descobriu que publicações de marcas de varejo com menos que 80 caracteres
recebem 66% mais envolvimento que publicações mais longas. Publicações
especialmente concisas (1 a 40 caracteres) geram o maior envolvimento.
7) Não publique imagens de qualquer tamanho.
Imagens pixeladas, confusas, ou difíceis de ler não só
frustrarão os usuários, como também darão uma má reputação a você.
O Facebook não tem só dimensões de imagem específicas
para fotos de perfil e fotos de capa. (Embora elas também sejam importantes).
Ele também tem dimensões de imagem ideais para as imagens publicadas em sua
linha do tempo, aquelas utilizadas em publicações patrocinadas, anúncios na
barra lateral e muito mais.
8) Não publique "iscas para clique".
Ao vincular uma página web em uma publicação no Facebook,
o Facebook agora examina quanto tempo as pessoas passam nessa página para medir
sua utilidade. A lição? Não publique títulos que sejam "iscas para
cliques" que não oferecem aquilo que prometem.
Para determinar que tipo de conteúdo os usuários preferem
ver em seus feeds de notícias,o Facebook conduziu uma pesquisa e revelou que
80% do tempo, as pessoas preferiam títulos que as ajudavam a decidir se elas
queriam ler o artigo completo antes de clicarem.
Por isso, se você estiver procurando atender às
necessidades do seu público no Facebook, considere publicar links para artigos
de blog claros e informativos. Quando o título define a expectativa correta que
um usuário tem com relação ao conteúdo, é mais fácil para eles verem o valor em
sua oferta e permanecerem na página para ler o artigo. Quando isso não
acontece, eles rejeitam a página e o Facebook toma nota.
9) Não suponha que deva publicar apenas durante o horário
comercial.
Um estudo da TrackMaven descobriu que publicações após o
expediente (17h-1h) obtinham 11% mais interações que aquelas publicadas durante
o dia (8h-17h). Essas publicações após o expediente também obtiveram 29%
mais interações que aquelas publicadas antes do trabalho (1h - 8h).
E os finais de semana? O estudo da TrackMaven descobriu
que as publicações de domingo tiveram 25% mais curtidas, compartilhamentos e
comentários que as publicações de quarta-feira, embora menos de 18% das
publicações tenham sido feitas nos finais de semana.
A lição aqui é publicar em horários variados, incluindo
tardes, noites e fins de semana. Isso é especialmente importante para empresas
com públicos internacionais, cujos fãs estão acordados em diferentes horários
do dia.
10) Não publique com muita frequência (mas publique
regularmente).
Sim, você deve publicar regularmente para manter seu
público envolvido, mostrar que você está presente e prestando atenção e
responder a perguntas e dúvidas.
No entanto, o que você não quer fazer é sobrecarregá-los
com um monte de publicações. Recentemente fizemos uma publicação de blog
resumindo a pesquisa que fizemos sobre a frequência que as empresas deveriam
publicar no Facebook (em Inglês). Ela inclui referências de frequência de
publicação por setor e empresa, baseando-se nos dados do Facebook de mais de
13.500 clientes.
Descobrimos que: empresas que são seletivas com suas
publicações (ou seja, investem seu tempo para criar um número menor de
publicações de alta qualidade para Facebook em vez de muitas publicações para
Facebook têm melhor desempenho.
11) Não se esqueça de experimentar com direcionamento e
anúncios.
Como resultado da recusa recente na pesquisa orgânica no
Facebook, muitas empresas estão se voltando para a publicidade no Facebook para
capturar a atenção de um público mais qualificado. Com a publicidade no
Facebook, é possível visar pessoas que visitaram seu website, usaram seu
aplicativo, ou se inscreveram em uma lista de e-mails. Você também pode visar
públicos similares ou "parecidos", ou configurar campanhas destinadas
a obter curtidas em sua página. Porém, você não pode só jogar dinheiro na
publicidade no Facebook e esperar que tudo funcione. Isso só irá funcionar se
você for esperto, o que significa experimentar e ajustar seu plano de
publicidade para descobrir o que funciona.
12) Não se esqueça de quais contas você está publicando.
O feed de notícias do Facebook terá basicamente a mesma
aparência se você estiver conectado com sua conta pessoal ou a conta da sua
empresa, fazendo com que seja fácil para os administradores de página se
esquecerem de qual estão publicando. Você não deve responder os comentários da
sua conta pessoal quando quiser responder da conta da sua empresa e vice-versa.
No entanto, a verdade é que acidentes acontecem. De fato,
uma vez, uma de minhas colegas publicou acidentalmente uma foto de sua barriga
de grávida da conta do Twitter da HubSpot.
13) Não tenha várias contas do Facebook.
O conselho se aplica às suas atividades pessoais e
profissionais no Facebook.
No lado pessoal, há dois motivos para não ter duas
contas. A principal é que o Facebook não permite que os usuários tenham duas
contas pessoais, é contra seus Termos de Serviço. Se eles descobrirem que
alguém tem duas contas, eles fecharão ambas. Mesmo se não fosse contra os
termos, ter duas contas pode ser difícil de manter. Você tem conteúdo
suficiente para completar sua presença? Onde faria uma linha dividindo as duas?
Qual conta você mostraria a seu amigo que trabalha em seu setor? Em vez de ter
que delinear entre duas partes de sua vida, você deve aproveitar as
configurações de privacidade robustas do Facebook.
No lado profissional, o Facebook não faz restrições do
tipo. Você pode criar várias páginas para sua empresa sem que a rede social
perceba. Mas, você deveria?
Para a maioria das empresas, não recomendamos. Com o
pouco tempo que você tem disponível para empregar no Facebook, por que ficar
tão disperso apenas para manter várias páginas?
Além disso, há muitos ótimas opções para você. Primeiro,
você pode aproveitar as opções de direcionamento do Facebook -- para que não
seja necessário enviar atualizações para certos segmentos do seu público. Por
isso, em vez de criar uma página para um segmento de sua audiência, é possível
publicar conteúdo ajustado para ser mostrado apenas a eles.
Depois, se você tiver um grande público que vive no mundo
inteiro, você pode pensar emimplantar uma página global. Se quiser ter uma
página global configurada, é necessário entrar em contato diretamente com o
Facebook. (Grande revelação: será necessário possuir um grande orçamento em
anúncios no Facebook para isso acontecer).
Em resumo: simplifique as coisas. Não crie mais contas e
páginas do que são necessárias.
Escrito por Rodrigo Souto, Gerente de Marketing da
HubSpot no Brasil, em 6/12/2015