7/17/2013

A GERAÇÃO Z E OS ZUMBIS DA NOVA ERA

Interessante notar como o mundo real vem imitando a ficção, trazendo consigo uma invasão de zumbis, disfarçados na forma de entretenimento, devorados vorazmente por uma geração inteira de consumidores famintos. Pode parecer ficção, mas é a recente geração Z, a geração Zumbi.

As causas da proliferação da “cultura zumbi”, segundo especialistas em comportamento, são decorrentes de alguns dilemas bem atuais: crise financeira, perda da individualidade pela globalização, os efeitos da vida rotineira, a destruição do planeta pelo consumo exagerado de recursos naturais e o medo da erradicação da raça humana por alguma pandemia. Assuntos estes que ganham destaques diários na mídia.

Segundo o Jornal “New York Observer”, “os zumbis representam a perda da individualidade, obrigando-nos a fazer parte de um coletivo”. O jornal americano “Channel 4” diz representarem “uma geração em desafeto, alienada, obcecada e inundada pela mídia.” Outros pesquisadores, acham que os zumbis representam nosso medo da morte e o contrário de nossa obsessão cultural por beleza, juventude e sexo. Daí, o certo “prazer” ao matar e assistir zumbis serem exterminados em games ou filmes, que estaria relacionado a um certo “alívio” de nossas ansiedades modernas.

Estas ansiedades e medos nos remetem a um perfil de consumidor mais exigente, frustrado e consequentemente mais difícil de lidar. Também conhecido como o consumidor social. Entre suas características, estão a aversão a promoções e controle em massa. Descrença na mídia de massa, o individualismo, relacionam-se apenas com as marcas que gostam e ditam as regras da interação. Além disso, gostam de “contagiar” uns aos outros através do consumo compartilhado, não respeitam os horários comerciais tradicionais e assim como os zumbis, sabem a força do coletivo para promover ou difamar uma marca fazendo seus direitos prevalecerem. A estratégia de relações com consumidores também conhecidas como CRM Social, tem se mostrado uma boa solução para este relacionamento não virar filme de terror.

Alguns cuidados na abordagem ao consumidor da geração Z:
- Abolir o SPAM ou mensagens massificadas nas redes sociais
- Tratar os consumidores como pessoas e não como parte da corporação
- Relacionamento. As empresas inteligentes irão utilizar o social para transformarem consumidores em embaixadores das marcas, facilitando o marketing voluntário
- Ser contagiante, incentivando a formação de comunidades em torno da marca
- Agilidade: Utilizar ferramentas de CRM Social para automatizar o processo
- Integração: Unificar a empresa em torno da mesma estratégia de relacionamento com consumidores. Novamente existem ferramentas de otimização

O ciclo de vendas do consumidor da geração Z também é diferente. Estes consumidores estão enterrados literalmente embaixo de burocracias contratuais e monopólios, muitas vezes deteriorando à espera de melhorias no setor e novos concorrentes. Cabe às empresas modernas identificarem as oportunidades através de ferramentas de monitoramento e gestão de relacionamento, iniciando a interação e o resgate deste “moribundo”. Interação esta, sempre através de conteúdo relevante, visando a relacionamento e a conversão do “zumbi” ao consumidor social e a embaixador e contagiador da marca. Bem vindo ao mundo da geração Z.

Fonte: José Jarbas, CEO e Fundador da eCRM 123