As causas da proliferação da “cultura zumbi”, segundo
especialistas em comportamento, são decorrentes de alguns dilemas bem atuais: crise
financeira, perda da individualidade pela globalização, os efeitos da vida
rotineira, a destruição do planeta pelo consumo exagerado de recursos naturais
e o medo da erradicação da raça humana por alguma pandemia. Assuntos estes que
ganham destaques diários na mídia.
Segundo o Jornal “New York Observer”, “os zumbis
representam a perda da individualidade, obrigando-nos a fazer parte de um
coletivo”. O jornal americano “Channel 4” diz representarem “uma geração em desafeto,
alienada, obcecada e inundada pela mídia.” Outros pesquisadores, acham que os
zumbis representam nosso medo da morte e o contrário de nossa obsessão cultural
por beleza, juventude e sexo. Daí, o certo “prazer” ao matar e assistir zumbis
serem exterminados em games ou filmes, que estaria relacionado a um certo
“alívio” de nossas ansiedades modernas.
Estas ansiedades e medos nos remetem a um perfil de
consumidor mais exigente, frustrado e consequentemente mais difícil de lidar.
Também conhecido como o consumidor social. Entre suas características, estão a
aversão a promoções e controle em massa. Descrença na mídia de massa, o
individualismo, relacionam-se apenas com as marcas que gostam e ditam as regras
da interação. Além disso, gostam de “contagiar” uns aos outros através do
consumo compartilhado, não respeitam os horários comerciais tradicionais e
assim como os zumbis, sabem a força do coletivo para promover ou difamar uma
marca fazendo seus direitos prevalecerem. A estratégia de relações com consumidores
também conhecidas como CRM Social, tem se mostrado uma boa solução para este
relacionamento não virar filme de terror.
Alguns cuidados na abordagem ao consumidor da geração Z:
- Abolir o SPAM ou mensagens massificadas nas redes
sociais
- Tratar os consumidores como pessoas e não como parte da
corporação
- Relacionamento. As empresas inteligentes irão utilizar
o social para transformarem consumidores em embaixadores das marcas,
facilitando o marketing voluntário
- Ser contagiante, incentivando a formação de comunidades
em torno da marca
- Agilidade: Utilizar ferramentas de CRM Social para
automatizar o processo
- Integração: Unificar a empresa em torno da mesma
estratégia de relacionamento com consumidores. Novamente existem ferramentas de
otimização
O ciclo de vendas do consumidor da geração Z também é
diferente. Estes consumidores estão enterrados literalmente embaixo de
burocracias contratuais e monopólios, muitas vezes deteriorando à espera de
melhorias no setor e novos concorrentes. Cabe às empresas modernas
identificarem as oportunidades através de ferramentas de monitoramento e gestão
de relacionamento, iniciando a interação e o resgate deste “moribundo”.
Interação esta, sempre através de conteúdo relevante, visando a relacionamento
e a conversão do “zumbi” ao consumidor social e a embaixador e contagiador da
marca. Bem vindo ao mundo da geração Z.
Fonte: José Jarbas, CEO e Fundador da eCRM 123