7/17/2013

O USO DO FACEBOOK COMO CANAL DE ATENDIMENTO

Segundo um estudo feito pela Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador americano equivalente à Comissão de Valores Imobiliários (CVM), o Brasil lidera o crescimento do uso da rede social Facebook em todo o mundo. No ano passado, o País alcançou 54 milhões de usuários ou 5,6% do total de usuários da rede social em todo o mundo.

Essa mídia social é uma plataforma poderosa que afeta a relação de empresas e consumidores, principalmente através do uso das fanpages das marcas, que interagem diretamente com o cliente. Com a proximidade dessas duas pontas, aspectos como reputação e bom atendimento ficam mais explícitos, tanto para o bem quanto para o mal. “As redes sociais são um ‘termômetro’ pelo qual podemos mensurar o alcance da boa reputação construída pela empresa”, diz Fábio Luchetti, presidente da Porto Seguro.

Aqueles que “curtem” a fanpage da marca nem sempre buscam comprar ou adquirir produtos, muitas vezes curtem apenas por gostar da empresa. “Em nossa fanpage, por exemplo, já são mais de 800 mil ‘fãs’, entre clientes e não clientes da empresa. Contamos com uma equipe pronta para atender, 24 horas por dia, às dúvidas, reclamações e outras informações”, explica. Isso demonstra um novo tipo de relacionamento que deve ser explorado.

“Esse é um canal que se destaca pela agilidade: o tempo médio de resposta às postagens é de 25 minutos, com um expressivo índice de resolubilidade e satisfação, no caso da Porto Seguro”, conta Luchetti. Ou seja, não basta oferecer o produto, é preciso ser curtido, comentado e compartilhado.


Fonte: Cristiani Dias